Introdução
Os
evangelhos têm a pretensão de mostrar que é na totalidade da vida de Jesus que
encontramos salvação. Mais do que relatos de uma história, são testemunhos de
fé. Seu ponto de partida é a experiência dos primeiros discípulos, que aderiram
a Jesus e foram impactados pela vida, palavras e comportamento do homem de
Nazaré; que sofreram o ruir de suas esperanças com a morte do mestre; e que
reencontraram, em sua ressurreição, sentido e resposta para a existência.
É
importante sublinhar que cada evangelho está referido a uma comunidade determinada.
Cada autor narra a história de Jesus de um modo que faça sentido para a
comunidade à qual escreve e que suscite nela a adesão à sua proposta do Cristo.
Assim, os evangelhos não são neutros; pelo contrário, estão profundamente
marcados pela fé da comunidade, bem como por seus desafios e crises. Neste
artigo, refletiremos sobre alguns aspectos do Evangelho de Lucas que poderão
nos ajudar em nosso caminho de seguimento de Cristo e em nossos esforços de
evangelização. Nosso intuito é apresentar a mensagem central do terceiro
evangelho, sublinhando seu caráter atual, de forma que a Palavra proclamada
seja eficaz para o tempo presente.
1.
A obra Lucana em seu projeto literário e teológico
O
Evangelho de Lucas é uma proclamação do acontecido com Cristo Jesus e da
salvação realizada por ele no mistério de sua encarnação, morte e ressurreição.
É um manual de catequese, que ajuda no processo de iniciação e de reiniciação à
fé. É fruto do esforço da Igreja depois de longo desenvolvimento da prática
evangelizadora. Assim, apresenta as características de quem deseja se tornar
discípulo missionário de Jesus e as exigências que lhe são feitas, tais como:
– a
opção radical por Jesus e pela proposta do Reino, na qual é priorizada a vida
plena para todos, sem discriminações ou privilégios;
–
o ato de carregar a cruz como expressão do dom total de si mesmo a Deus, que
significa assumir, com liberdade e responsabilidade, as consequências da opção
por Cristo;
–
o serviço à Palavra com docilidade pressurosa, percebendo os sinais dos tempos
e a urgência do Reino de Deus;
–
a oração pessoal e a vivência litúrgica como “espaços” privilegiados da
experiência com o Cristo ressuscitado, que evangeliza o mundo atual mediante a
ação do Espírito Santo nos discípulos missionários.
1.1
O autor e sua proposta
O
autor do Evangelho de Lucas seria um convertido ao seguimento de Jesus,
proveniente do ambiente da cultura helenista, pertencente à classe social alta,
conhecedor da retórica grega e da exegese judaica e muito familiarizado com a
versão grega do Antigo Testamento (LXX); um gentio que, entre os anos 80-85
d.C., escreve a comunidades cristãs fora de Israel (CASALEGNO, 2003, p.
235-240), que não entendem a cultura na qual surgiu a mensagem de Jesus. Sua
intenção – explicitada no prólogo do evangelho: “para que conheças a solidez
dos ensinamentos que recebestes” (Lc 1,4) – revela seu interesse de revigorar a
fidelidade ao ensinamento e à prática transmitidos pela tradição apostólica e
garantir a autenticidade da doutrina, mostrando que as práticas e os
ensinamentos assumidos pelas comunidades de sua época estão enraizados no tempo
de Jesus.
A
perspectiva adotada pelo autor está em função da apresentação do cristianismo
como uma continuidade e um desdobramento legítimos do judaísmo (cf. At 23,6;
24,21). O autor pretende afirmar que a salvação prometida a Israel e realizada
em Jesus é transmitida pela corrente da tradição apostólica. Para isso, recolhe
as tradições sobre o ministério de Jesus, reelabora-as e compõe uma catequese
em duas partes, evangelho e Atos dos Apóstolos, cuja unidade é defendida pela
maioria dos estudiosos do Novo Testamento (CASALEGNO, 2005, p. 29-32). Desse
modo, o autor indica como as ações e as palavras de Jesus foram compreendidas e
prolongadas por seus discípulos (GEORGE, 1982, p. 6).
O
Evangelho de Lucas e os Atos dos Apóstolos, em sua unidade literária e
teológica, apresentam o caminho profético e salvador através do qual Deus Pai
percorre um trajeto com a humanidade, inicialmente com o povo da aliança, depois
por meio de Jesus e das primeiras comunidades de seus seguidores e, enfim, com
cada geração, até a plenitude do Reino para todos preparado.
1.2
Seguir Jesus pelo caminho
Cada
leitor de Lucas é, ao mesmo tempo, convidado e desafiado a percorrer esse caminho
de salvação, a olhar retrospectivamente o caminhar da Palavra de Deus, presente
nas promessas feitas a Israel, o caminhar de Jesus como realização dessas
promessas e, por fim, o caminhar da Palavra proclamada pelos apóstolos na força
do Espírito. Tais etapas estão intimamente relacionadas. Formam um único
itinerário: o caminho da salvação realizada por Deus na história humana, que
alcança os nossos tempos, nos interpela, nos dá sentido à existência e nos
impele a aventurar-nos nessa travessia.
O
tema do “caminho”, na obra lucana, qualifica a vida e a comunidade cristã. O
uso do verbo “ir” (passar, caminhar), que aparece 51 vezes no evangelho e 37
nos Atos, confirma essa perspectiva. Esse verbo aparece tanto nos relatos da
infância, para indicar que os pais de Jesus estão a caminho de Jerusalém (cf.
1,39; 2,3.41), como no final do episódio da sinagoga de Nazaré (cf. 4,30), na
inauguração de sua pregação na Galileia (cf. 4,14-9,50).
Nos
caminhos da Galileia, Jesus pregava e anunciava a Boa-Nova do Reino de Deus
(cf. 8,1) por palavras e obras: por meio de parábolas que mostram como se deve
ouvir a Palavra de Deus, dar-lhe atenção (cf. 8,4-21), e de ações que
comprovavam ser ele o Messias
(cf. 8,22-56). No sermão da planície, é apresentado como profeta, que traz
uma mensagem de fraternidade, filiação, amor e misericórdia (cf. 6,12-49).
Em
Lc 9,51, Jesus toma decididamente o caminho de Jerusalém (cf. 9,51-19,27),
seguido por seus discípulos e grande multidão. Seu destino é Jerusalém, centro
e símbolo do antigo povo de Deus, o coração de todas as expectativas e
esperanças de Israel, onde morrerá para entrar na glória e, desse modo, cumprir
todas as profecias a seu respeito (cf. 24,27).
No
caminho para Jerusalém, além das instruções acerca das condições do seguimento
(cf. 9,51-10,42), da oração (cf. 11,1-13) e das características do verdadeiro
discípulo (FABRIS, 2006, p. 13) – para que os discípulos compreendam as
implicações da mensagem de Jesus na práxis cotidiana –, é narrada a parábola
que foi universalizada com o título de “o Bom Samaritano” (cf. 10,25-37). Nessa
parábola, a vivência do seguimento de Jesus é a execução da vocação do ser
humano expressa na totalidade das Escrituras, vocação que, em resumo, implica a
tarefa de amar efetivamente a Deus e ao outro que nos interpela no caminho para
a vida eterna.
No
capítulo 15 do Evangelho de Lucas, encontramos três parábolas que tratam do
tema da alegria em encontrar o que se havia perdido e nos revelam a maneira
como Deus age – norma para a vida dos discípulos e da comunidade cristã.
Prosseguindo o caminho, continuam as instruções sobre o uso dos bens (cf. Lc
16), sobre a espera vigilante do Filho do homem (cf. 17,22-37; 18,1-8;
19,11-27) e sobre a salvação e o perdão universais, oferecidos também aos
excluídos e pecadores (cf. 17,11-19; 18,9-14; 19,1-10).
O
último episódio da parte central do Evangelho de Lucas, a grande viagem de
Jesus para Jerusalém, acontece na casa do chefe dos cobradores de impostos (cf.
19,1-10). Nesse ponto, mostra-se a opção por Jesus e o abandono do ídolo das
riquezas. O relato mostra o processo de iniciação à fé realizado por Zaqueu. No
início, ele demonstra um fascínio por Jesus, mas poderia ter se detido aí. A
admiração por Jesus ainda não é uma adesão de vida aos propósitos do Reino. Foi
a atitude de Jesus, contrária à da multidão, que levou Zaqueu a uma fé madura,
com consequências práticas para a própria vida.
O
caminhar de Jesus não termina com a chegada a Jerusalém e com a paixão que
sofreu. Essa caminhada continua nas cenas seguintes após sua morte, com os
discípulos de Emaús (cf. 24,28). Ela se conclui em Jerusalém, quando, reunido
com os discípulos, Jesus sobe aos céus (cf. At 1,10-11) e derrama o seu
Espírito sobre a Igreja (cf. At 2,32.35). Esta, por sua vez, continuará a
“caminhar”. O protagonista dessa caminhada é, a partir de então, a “Palavra”,
que será anunciada com intrepidez pelos apóstolos desde Jerusalém até os
confins do mundo, conforme o programa apresentado em At 1,8.
1.3
Assumir com liberdade e responsabilidade as consequências da opção por Cristo
Pensar
a vida e a comunidade cristã à luz da metáfora do caminho implica abertura a
uma experiência dinâmica e progressiva, a uma aventura que brota do encontro
com Jesus e da adesão à sua proposta: “Segue-me” (5,27). É ao longo desse
caminho que cada discípulo, de ontem e de hoje, aprende do Senhor que o
seguimento dele exige uma opção radical: “Se alguém quer vir após mim, renuncie
a si mesmo, tome sua cruz cada dia e siga-me” (9,23); aprende que, nesse
percurso, pode encontrar acolhimento e hospitalidade, como na casa de Marta e
Maria (cf. 10,38-42), mas também recusa e rejeição, como no território dos
samaritanos (cf. 9,53).
O
caminho de Jesus oferece riscos, não se amolda ao projeto de alguém que
pretende viver um cristianismo light ou sonha com sucesso ou
prestígio.
Seguir
Jesus quer dizer ser fiel a alguém que é perseguido, que não tem seguranças
sociais e familiares (9,57-62); uma pessoa que está sendo procurada pelo poder
político como perigosa (13,31-32); alguém que é rejeitado pelos chefes e
dirigentes religiosos (13,34) […]. É o caminho da fidelidade e da coragem,
mesmo diante da repressão violenta das estruturas do poder, sinagogas e reis,
mesmo perante a morte violenta (21,12) (FABRIS, 2006, p. 189; 202).
O
agir cristão é um caminhar com Jesus cada dia, até a plena realização do
propósito de Deus. Isso exige decisão firme, pois os discípulos estão
vinculados ao caminho de Jesus e devem agir em conformidade com os ensinamentos
e com a vida do Mestre. Desse modo, o caminhar com Cristo deve ser entendido
como relacionamento profundo e íntimo com Deus, tendo consequências práticas na
vida cotidiana. Desse modo, não há lugar para uma religiosidade intimista e
subjetivista, sem experiência pessoal com o Deus misericordioso. O seguimento
de Jesus consiste em adesão pessoal, comprometimento de vida, não apenas em
crenças em formulações doutrinárias. Seus seguidores devem amar como ele amou,
ter misericórdia como ele teve misericórdia, pois, com sua vida, palavras e
comportamento, Jesus nos mostrou que essa atitude partia de Deus mesmo: “Sede
misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai” (Lc 6,36).
A
seguir, refletiremos sobre o relato da manifestação de Jesus aos discípulos de
Emaús, que, no caminho com Cristo ressuscitado, passam por um processo de
reiniciação na fé. Eles vão do desânimo à esperança e da religião à experiência
de fé, que consiste em uma adesão da própria vida ao projeto do Reino,
celebrado e proclamado. Tornam-se discípulos e são investidos como missionários
pelo Cristo ressuscitado, presente na caminhada, na Palavra e na liturgia. É
bom exemplo de como podemos, hoje, reencantar os desencantados com o
cristianismo.
2.
O caminho para Emaús
O
episódio do caminho para Emaús (cf. Lc 24,13-35), resumo da obra lucana,
encontra-se no contexto da atividade de Jesus em Jerusalém (cf. 19,28-24,53),
lugar onde acontece a plenificação da salvação operada em Cristo. O evangelista
segue estruturando sua narrativa no contexto de uma caminhada e, como escreve
na perspectiva da história da salvação, acentua a sucessão dos acontecimentos
em um relato marcado por oposições e contrastes entre seu início e seu final,
tanto no que diz respeito à situação – no início os discípulos estão saindo de
Jerusalém (cf. v. 13) e, no final, retornam (cf. v. 33) – quanto o que toca à sua
compreensão, passando da ignorância ao conhecimento: no início estão com os
olhos impedidos de ver (cf. v. 16), no final estes se abrem e reconhecem Jesus
(cf. v. 31) (SKA, 2001, p. 48-49).
Essa
estrutura nos revela ser preocupação do autor a transmissão de uma experiência
que é fundadora para a comunidade. Experiência que todo cristão deve fazer para
seguir Jesus. O relato pode ser organizado em cinco partes, a saber: a) 13-16 –
os discípulos se afastam, Jesus se aproxima, mas os olhos estão impedidos de
reconhecê-lo; b) 17-24 – o diálogo de Jesus com os dois: frustração e
desesperança; c) 25-27 – a longa explicação das Escrituras; d) 28-31 – o
convite, a fração do pão e o reconhecimento: abertura dos olhos; e) 32-35 – à
experiência do encontro com o Senhor segue o retorno para a comunidade.
No
relato, a abertura das Escrituras constitui um divisor de águas no itinerário
da fé pascal. Anteriormente, o acontecido com Jesus parecia incompreensível,
mas quem conhece as Escrituras, quem as compreende bem, é capaz de perceber a
lógica do agir de Deus na história. Por isso, Jesus repreende a lentidão dos
discípulos em crer que ele ressuscitou. A explicação das Escrituras é essencial
para compreender o evento Cristo. Os profetas dão testemunho da inevitabilidade
da morte de Jesus e da entrada dele na glória do Pai (CASALEGNO, 2003, p. 195).
O
processo de assimilação do acontecido com Jesus se realizou progressivamente,
ao longo de uma caminhada de reflexão sobre as Escrituras à luz dos eventos
pascais. Tal processo consistiu não apenas na abertura das Escrituras, mas
também em longo percurso pela história de Jesus, considerando-a inserida na
história do povo de Israel. Os discípulos
releram toda a vida de Jesus à luz da páscoa, pois a ressurreição não tem
sentido em si mesma, mas ganha sentido por meio da correspondência com o modo
como Jesus viveu e morreu. Há íntima relação entre a vida, a morte e a
ressurreição de Jesus.
No
final da caminhada para Emaús, a meta foi atingida. Verdadeiramente o Senhor
ressuscitou! E agora? O que fazer, senão retornar à comunidade? De fato, esse
itinerário não teria sentido se não fosse partilhado, se não fizesse parte da
experiência de uma comunidade. Por isso a urgência de retornar a Jerusalém para
anunciar os acontecimentos do caminho, uma vez que essa experiência não é
vivida isoladamente, mas em comunidade, junto àqueles que professam e vivem
essa mesma fé no Ressuscitado.
A
cidade de Jerusalém simboliza o lugar de irradiação da salvação. Não é
simplesmente um lugar geográfico, mas sim teológico. Para Lucas, as nações
todas não precisarão se dirigir a Jerusalém para obter a salvação. Ao
contrário, é Jerusalém, simbolizada por cada cristão, que irá a cada nação
anunciar a salvação realizada em Cristo. Cada cristão que realizou o percurso e
reconheceu Jesus Cristo ressuscitado no final do caminho deve agora levar sua
experiência às nações que anseiam pela libertação, verificada na vida concreta
de todo aquele que adere a essa experiência.
Considerações
finais
A
partir da experiência com o Ressuscitado, os cristãos fizeram uma releitura da
vida de Jesus, de seus gestos e de suas palavras e condensaram essa experiência
nos evangelhos. Um dos objetivos principais dos relatos evangélicos é mostrar
que o Ressuscitado não é outro senão o Nazareno, o Crucificado. Esse processo
de releitura, na obra lucana, está expresso na narrativa de uma grande viagem
que se apresenta como verdadeiro itinerário da experiência pascal.
No
texto lucano, a grande viagem de Jesus a Jerusalém constitui um programa de
catequese cujo objetivo é fazer que os discípulos possam compreender o plano
salvífico de Deus. Assim, o relato da caminhada de Emaús torna-se uma catequese
pascal, cujo ponto de partida é o evento Cristo. Portanto, para compreender a
ressurreição de Jesus, é necessário vê-la em continuidade com sua vida e morte;
ou seja, a história de Jesus não termina na cruz.
No
processo de abertura dos olhos dos discípulos, a explicação das Escrituras
torna-se indispensável. Ela prepara o terreno com suas sementes, cujos frutos
serão colhidos mais tarde, na “fração do pão”. E as sementes lançadas despertam
nos ouvintes o desejo de ser discípulos de Jesus, de se pôr a caminho com ele,
de conhecê-lo mais intimamente, e para isso é necessário entrar na dinâmica do
seguimento de Jesus e da opção por ele.
O
ponto de partida da catequese pascal situa-se na realidade existencial das
pessoas com as quais Jesus se encontra. Isso porque o conteúdo da fé cristã é a
vida de Jesus e, por isso, tal fé somente poderia ser acolhida na situação
existencial de cada pessoa e por meio da pertença à comunidade. Não obstante,
mesmo partindo de uma situação existencial, a experiência com o Ressuscitado é
sempre uma proposta. Esta vem de fora, pois é Jesus quem interpela as pessoas
pela mediação da comunidade, a qual guarda e transmite o depósito da fé. A
comunidade narra esse evento para que o ouvinte de todos os tempos se ponha a
caminho, faça o mesmo percurso e se deixe interpelar pelo Senhor, como fizeram
os discípulos.
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