quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

EVANGELHO DE SÃO JOÃO

Autoria

O evangelho de João de fato tem o nome do autor .Se observarmos algumas expressões que aparecem ao longa da escrita joanina:(Jo 1.1-3:1Jo 1.1-4:Ap 19.13) se aplicam nos três livros dando assim uma semelhança não encontrada em nenhum outro evangelho.
A tradição antiga confirma ser o apostolo quem de fato faz esta redação, Irineu (180 dC) fala abertamente ser João o apostolo quem escreve este evangelho. A expressão “o discípulo a quem Jesus amava”é uma declaração de que ele João se sentia tão amado que é como estivesse dizendo ele me amou ao ponto dar sua vida por mim.
Alguns pontos são favoráveis para dizer ser João o autor do livro (1)é um judeu palestiniano porque conhece bem a geografia local,(2)conhece bem as pessoas antigas, Natanael, Lazaro, Nicodemos,(3) conhece bem os costumes e as festas judaicas e também cita bastante o Velho Testamento. Com estas afirmações é possível dizer que João o irmão de Tiago é o autor do Evangelho.

 Data

João trabalhou durante muito tempo com a igreja em Efeso onde desempenhou o seu papel como pregador e professor, mas durante o reinado do imperador Domiciano,  foi exilado em Patmos  seu evangelho pressupõem que os sinóticos já´estivessem escritos pois em alguns poucos pontos o livro é semelhante aos sinóticos, então deve ser colocado no período que vai desde 80-90Dc.

 Destinatários

      Não é possível determinar quais foram os leitores originais do Evangelho segundo João, pois o próprio autor não nos dá nenhuma indicação de quem poderia estar recebendo o livro.Mas o que é possível afirmar, é somente com base no contexto da época da igreja em que João está escrevendo.Se os sinóticos já estivessem escritos então a sua escrita está diferenciada porque João quis enfatizar uma outra narração do ministério de Cristo, também uma vez que João enfatiza tanto a encarnação de Deus em Jesus (Jo 1.1-18) é possível dizer que então a necessidade de sua escrita é o fato de que João está fazendo um relato para refutar a doutrina do gnosticismo que estava crescendo muito no fim do primeiro século, caso Efeso seja o destino primário da carta nesta cidade este pensamento era muito comum.
      Portanto seguramente o seu propósito foi demonstrar à igreja uma outra face do ministério de Jesus sem a necessidade de ser endereçada a uma igreja em especial mas a toda igreja universal.    

 Propósito

       Jo 20.30-31 declara que foi escrito com a esperança de criar nos leitores a convicção de que Jesus é o Cristo, o filho de Deus, para que a vida viesse através da fé nEle. A escolha do material foi calculada exatamente para ajudar a chegar a esta conclusão, o fato das afirmações  negarem o gnosticismo  insipiente e também a denuncia do judaísmo como sistema inadequado de religião que coroava seus outros pecados com a negação do Messias (Jo 1.11), mas isto trata-se de objetivos subordinados que pode ser aceitos o fato é que com este relato é mais do que suficiente a fé em Cristo para se obter a salvação.

 Curiosidades

 Este Evangelho difere do demais, por que só tem sete sinais:
-2.1-11 Jesus transforma a água em vinho
-4.46-54 Jesus cura o filho do oficial
-5.1-18 Jesus cura um paralítico
-6.1-15 Jesus multiplica os pães e os peixes
-6.6-21 Jesus anda sobre o mar
-9.1-12 Jesus cura um cego
-11.1-46 Jesus ressuscita Lázaro
O numero sete neste evangelho é muito sugestivo, pois são sete declarações de “EU SOU”:
-O pão da vida 6.35
-A luz do mundo 8.12
-Porta das ovelhas 10.7,9
-Bom pastor 10.11,14
-Ressurreição e a vida 11.25
-O caminho, verdade e a vida 14.6
-videira verdadeira 15.1,5
Também é o único dos evangelhos que traz a expressão “em verdade em verdade”

Esboço

 I)Prólogo 1.1-18 –
II)O livro dos sinais  1.19-12.50
III)O livro da glória   13-20

IV)Epílogo 21.1-25

FONTE: Biblia Sagrada. Edição revisada e atualizada. CNBB. Brasília/DF. 2009.

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